terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Torossauro

Torossauro

   O Torossauro cujo nome significa "lagarto touro" foi encontrado pelo famoso paleontólogo Othiniel Charles March, e podia atingir até 8 metros de comprimento, dos quais quase 3 eram só da cabeça, a qual é o maior crânio dentre os animais terrestres conhecidos. O escudo e os chifres eram ótimas armas de defesa contra predadores porém eram também utilizadas em batalhas entre machos na disputa de fêmeas, escudo o qual acredita-se que fosse ornamentado de colorido que serviria para seduzir fêmeas e aterrorizar possíveis adversários. Os músculos do pescoço do Torossauro eram extremamente forte para aquentar o peso da enorme cabeça e juntamente com eles os das patas dianteiras. Os Torossauros viviam em enormes manadas para se defenderem dos grandes predadores de sua época, como por exemplo o Tiranossauro rex, a manada e uniria e formaria um parede de escudos e chifres com os mais fracos (filhotes, velhos e doentes) no interior dela.

Dados do Dinossauro:
Nome: Torossauro
Nome Científico: Torosaurus latus
Época: Cretáceo, de 67 a 65 milhões de anos atrás
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 5 toneladas
Tamanho: 8 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Estiracossauro

Estiracossauro

O Estiracossauro cujo nome significa "lagarto ouriço", viveu principalmente no Canadá e EUA. Possuía um grande chifre no nariz, porém, o que o diferenciava dos outros animais de sua família era a pequena saliência óssea sobre os olhos. Tinha uma crista em forma de escudo, com seis longos e fortes espinhos que lembravam o cocar de um índio. Supõe-se hoje que, esses espinhos não eram muito eficientes pois não estavam devidamente posicionados para garantir uma boa defesa caso o animal sofresse um ataque. Mesmo assim poderiam transmitir uma impressão bem ameaçadora, assustando e afugentando o inimigo.Numa luta, a principal arma do Estiracossauro era o grande chifre no nariz, com qual feria a vítima. O esqueleto do Estiracossauro era muito forte, pois tinha que sustentar a cabeça pesada. Era sem dúvida, um dos dinossauros mais amedrontadores que já existiu. Viveu há aproximadamente 66 milhões de anos atrás. 
Dados do Dinossauro:
Nome: Estiracossauro
Nome Científico: Styracosaurus albertensis
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 6m de comprimento
Alimentação: Herbívora

Anquilossauros

Saichania

Saichania

O Saichania pertencia ao grupo dos anquilossauros ou dinossauros couraçados. Possuía placas ósseas com espetos que lhe cobriam a cabeça , o pescoço , o dorso e a cauda, como também na parte ventral. As placas ósseas eram porosas e o seu interior era oco, portanto , bastante leves , o que permitia que o animal move-se com uma certa desenvoltura. Sua cauda terminava num grande volume ósseo , todavia era leve e flexível. O Saichania conseguia movimentá-la com rapidez de um lado para outro e a utilizava como uma temível arma de defesa, que poderia derrubar até um Tiranossauro. Viveu há aproximadamente 80 milhões de anos atrás, no deserto de Gobi, na Mongólia.
Dados do Dinossauro:
Nome: Saichania
Nome Científico: Saichania chulsanensis
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Ásia
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 7 metros de comprimento
Alimentação: Herbívoro

Euplocéfalo

Euplocéfalo

O Euplocéfalo cujo nome significa "cabeça bem protegida" viveu há aproximadamente 66 milhões de anos atrás no final do período Cretáceo no Canadá, tinha um tipo de armação óssea que se espalhava pelo seu corpo em forma de cinturões, estendendo-se do pescoço até a cauda, dando a esse animal maior proteção, sua ossada desse animal foi descoberta em 1902, no Canadá. Além disso, ele possuía ferrões bem grossos na cabeça, nos ombros e nas costas.Sua longa cauda terminava em uma "bola", formada por inúmeros pequenos ossos. Um golpe com esta arma poderia ser fatal, um só golpe quebraria a perna de um enorme terópode. Os olhos do Euplocéfalo eram pequenos, a cabeça larga e os ossos do crânio estavam tão bem ligados como uma blindagem. Na verdade, o Euplocéfalo, com seu corpo grande e largo, todo protegido, poderia muito bem ser comparado a um tanque de guerra, como era comum nos anquilossaurídeos.

Dados do Dinossauro:
Nome: Euplocéfalo
Nome Científico: Euplocephalus tutus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 6 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Anquilossauro

Anquilossauro

   O Anquilossauro cujo nome significa "lagarto fundido", por causa de sua excepcional armadura corporal, viveu há aproximadamente 65 milhões de anos atrás durante o fim do período Cretáceo nos EUA. A única parte de seu corpo vulnerável era a barriga, por isso só seria morto por predadores quando estivesse de barriga pra cima. Sua cauda tinha uma espécie de clava, na ponta, de osso puro e fortemente presa a ela. Poderia quebrar a perna de um Tiranossauro Rex com um só golpe. Tinha um crânio de quase 1 metro de comprimento, muito largo e adaptado para pastar, não para alcançar vegetação mais alta.
Dados do Dinossauro:
Nome: Anquilossauro
Nome Científico: Ankilosaurus magniventris
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 7 toneladas
Tamanho: 10 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora